sábado, 24 de abril de 2010

O Processo de Criação




(Fotografo desconhecido)

 O grupo Teatral Loscênicos surgiu numa mesa de bar onde se discutia o que fazer para colocar em praticar técnicas e teorias aprendidas na Universidade Federal de São João Del Rei. Surgiram ideias de trabalhar com montagem de peças, com espetáculos de improviso e outras. O Professor Adilson Siqueira sugeriu que se montassem um grupo de teatro. E essa ideia permaneceu por alguns dias nas cabeças de alguns, até que houve a necessidade de se reunir para debater a possibilidade de montar um grupo, a reunião aconteceu no dia nove de abril, no Campus Dom Bosco.

Ficou definido na primeira reunião que o grupo seria de performance, que iria trabalhar tanto na rua como locais alternativos, ou até mesmo os Teatros convencionais. Definiu-se que o grupo era para uma pesquisa de formação como ator, para complementar o trabalho do curso da Universidade e de outros trabalhos que os atores do grupo participam, um grupo de laboratório, para experimentar e realizar. É necessário destacar que o grupo não é só para atores, ou que o grupo não é somente para alunos do curso de Teatro ou outros cursos da UFSJ.


Esse Laboratório para ator é uma forma de vencer as barreiras dos atores, e aprender mais dos diferentes públicos e diferentes espaços a serem trabalhados.



O Grupo Marcou uma performance para o dia seguinte que foi a Campanha “Abraços Grátis” que foi um trabalho de pesquisa onde o ator deveria conquistar o público, onde ele avaliaria sua forma de relação com as pessoas, onde ele teria contato com pessoas abertas e fechadas, enfrentaria o medo de passar-se por ridículo. As próximas postagens vão ser dos atores que participaram para cada um avaliar e contar como foi a experiência de montagem e performance na rua.
                                                               
                      Quem Participaram Da Criação?
  1.  Weverton Andrade
  2. Sâmia Simas
  3. João Benett
  4. Mônica Torelly
  5. Flora Lucena
  6. Mariana ...
  7. Monique Silva
  8. Diogo Ventura
Weverton Andrade
(Ator e Aluno da UFSJ)

2 comentários:

  1. Avant mes amis! Vamos em marcha forte, trilhar as veredas magníficas do theatro...
    conto convosco, a idéia não há de perecer!

    ResponderExcluir
  2. Essa idéia foi muito boa, Faço votos que dure muitos anos e que cresça sempre. Abraços no coração de todos.

    ResponderExcluir